O espaço pós-soviético

O espaço pós-soviético
Da U.R.S.S. nasceram quinze novos países: Arménia (1), Azerbaijão (2), Bielorúsia (3), Estónia (4), Geórgia (5), Cazaquistão (6), Quirguistão (7), Letónia (8), Lituânia (9), Moldova (10), Rússia (11), Tajiquistão (12), Turquemenistão (13), Ucrânia (14) e Uzbequistão (15); continuam em suspenso as secessões da Transnístria (face à Moldova), da Abcásia e Ossétia do Sul (face à Geórgia) e do Nagorno-Karabah (face ao Azerbaijão) (mapa: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Soviet_republics.jpg)

Agenda (em actualização permanente)

Congressos, colóquios e conferências sobre os mundos soviéticos e pós-soviético agendados para 2014 (a verde, os eventos que ainda admitem participação com comunicação; a laranja, os eventos que têm lugar em Portugal):






O ensino das línguas eslavas em Portugal


Instituições académicas que leccionam línguas eslavas em Portugal (em elaboraçã0):



No ensino universitário público:


Universidade de Aveiro (UA - http://www.ua.pt/dlc ):

O Departamento de Línguas e Culturas oferece um Curso Livre de Língua Russa, com dois níveis e quatro horas semanais, com uma frequência «muito pequena». A partir deste ano, estes mesmos cursos têm também valor curricular, como disciplinas suplementares a incluir no suplemento ao diploma.

Docente: Lyudmila Byla - lyudmila_belaya@mail.ru

É igualmente oferecido um Curso Livre de Húngaro (língua da família urálica), com quatro horas semanais.



Universidade da Beira Interior (UBI):

O Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior, através do seu Laboratório de Línguas, oferece, desde há dois anos, um curso livre de Língua Russa, frequentado anualmente por cerca de 15 alunos - universitários e não só. Segundo o docente, «ultimamente tenho uma sensação que o interesse sobre a linguagem russa, lentamente, começou a aumentar. Presumo que acontece assim, porque as Empresas e Fabricas portuguesas começaram a procurar os Mercados nos países do Leste e tentam encontrar as conveniências mútuas com Empresas e Fabricas de lá.»

Docente: Oleg Tchoumakov - olegchumakov@aeiou.pt



Universidade de Coimbra (UC – http://www.fl.uc.pt/cl/ ):

A Faculdade de Letras lecciona apenas cursos de Russo, mas com o maior leque de cadeiras oferecidas por qualquer instituição portuguesa. A leccionação de cursos de Russo data ali de 1988, sendo as seguintes as disciplinas ministradas no presente ano lectivo:

- Introdução à História Russa

- Língua e Cultura Russas I

- Russo do Quotidiano I

- Russo I (Conversação)

- A Rússia e o Mundo das Artes

- Introdução à Literatura Russa

- Língua e Cultura Russas II

- Russo do Quotidano II

- Russo II (Conversação)

As cadeiras são semestrais, com uma carga horária de quatro horas semanais.

Docente: Vladimir Ivanovitch Pliassov – vip@ci.uc.pt



Universidade de Lisboa (UL):

O Centro de Línguas e Culturas Eslavas da Faculdade de Letras oferece cursos livres das seguintes línguas:

- checo: quatro semestres , cinco horas semanais; docente: Anna Nemcova de Almeida - anna.almeida@post.cz

- esloveno - quatro semestres, cinco horas semanais; docente: Mateja Rozman - matejarozman888@yahoo.com

- polaco - idem; docente:

- russo: quatro semestres, seis horas semanais; docente:



Universidade do Minho (UM):

A cadeira da língua russa faz parte dos planos curriculares das licenciaturas em Relações Internacionais, Negócios Internacionais, Línguas Aplicadas e Estudos Lusófonos. Trata-se de uma cadeira opcional, oferecida pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas. A duração da cadeira nas primeiras três licenciaturas é de quatro semestres, com cargas horárias entre três e cinco horas semanais; no caso da última licenciatura, de dois semestres com quatro horas semanais.

Desde o ano lectivo 2006/7 funciona o Curso de Especialização Complementar em Língua Russa para Turismo e Empresas, que é um curso intensivo da curta duração. Além disso, funcionam três níveis de Curso Livre de Russo, que estão abertos a alunos externos.

Docente: Nadejda Ivanovna Machado - nadia@ilch.uminho.pt



Universidade Nova de Lisboa (UNL - http://www.fcsh.unl.pt/ilnova/):

O Instituto de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - ILNova - oferece no corrente ano lectivo Cursos Livres de Russo (quatro semestres), Búlgaro (idem) e Polaco (dois semestres), de quatro horas semanais; não abriram os Cursos de Checo e de Esloveno. As aulas de Russo são frequentadas por cerca de vinte alunos, e para as de búlgaro, a procura tem sido «fraca»; em ambos os casos, combinam-se «alunos da Faculdade e adultos interessados». No total, a área das línguas eslavas conta com «cerca de setenta alunos».

Docentes: Russo: Lyubov Fedorova - lubov_fedorova@yahoo.com.br -

Búlgaro: Zlatka Timenova - ztimenova@netcabo.pt ;

Polaco: Iwona Sadlowska isadlowska@sapo.pt ;

Checo: Petra Špačková - spackov@seznam.cz ;

Esloveno: Lana Klopčič - lanchka@gmail.com .


Universidade do Porto (UP):

A Faculdade de Letras não tem nenhum plano curricular que inclua línguas eslavas. É leccionado apenas um curso livre de Russo.

Docente: Olena Nestrenko Afonso - o_nesterenko@hotmail.com



No ensino universitário privado:



Universidade Autónoma de Lisboa (UAL - http://www.universidade-autonoma.pt/noticias.aspx?id=330&lg=PT):

A Autónoma Language School oferece um curso livre de russo (semestral, duas horas semanais)



Universidade Lusófona:



No ensino politécnico público:


Instituto Politécnico de Bragança – Centro de Línguas, Escola Superior de Educação ( http://www.ipb.pt/~clinguas ):

Cursos livres que começaram este ano a terem atribuição de ECTS - decisão «muito bem recebida pelo corpo docente da escola e aprovado em Científico por unanimidade, mas a reacção dos alunos em geral não me parece que tenha sofrido qualquer alteração. Não tivemos um aumento significativo de alunos nem para estas línguas menos habituais nem para as restantes, nem mesmo alunos têm assumido claramente que os ECTS contribuíram para a sua decisão.» São oferecidas duas línguas eslavas:

- Russo (cursos para adultos e adolescentes, só funcionou com adultos): iniciado em 2003/04. No primeiro ano foi leccionado por Luís Costa, professor da Escola Superior Agrária, que se doutorou na URSS. A partir de 2004/05, inclusive, a professora passou a ser Vyktorija Tarakanova (Fernandes), lituana de nacionalidade e russa de escolaridade - endereço electrónico vy_tara@hotmail.com. As aulas decorrem uma vez por semana, de 2 horas, até perfazerem 60 horas no total. Obedecemos às recomendações do Quadro Europeu de Referência para a Aprendizagem das Línguas; a turma que iniciou em 2003 continuou até ao ano lectivo passado, alcançando o nível B1. O número de alunos variou entre 10 e 3, alunos e docentes do IPB e alguns externos.

2. Polaco: oferecido este ano lectivo (2007/08), mas sem interessados.

Docente: Sylwia Solczak, aluna do curso de Línguas e Relações Internacionais da ESEB - shivka2@o2.pl

3. Lituano: oferecido no ano lectivo 2006/07, igualmente sem interessados. A docente seria também Vyktorija Tarakanova (Fernandes).



Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP): são duas as licenciaturas em que a Língua Russa integra o plano curricular:

1 - Comunicação Empresarial - cadeira optativa: o curso tem a duração de seis semestres, atingindo os alunos o seguinte nível de conhecimentos linguísticos (classificação do Quadro Europeu Comum de Referência): Compreensão (oral e escrita): B2 Expressão oral (interacção e produção oral): B2 Produção escrita: B1 / B2.

2 - Assessoria e Tradução - após a licenciatura de três anos, os alunos podem seguir o Curso de Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, podendo escolher Russo como 2ª língua de trabalho.

Há actualemente 24 alunos no 1º ano de Russo (12 por curso).

Docente: Maria Helena Guimarães - HCOSTA@iscap.ipp.pt



Mensagens

-

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Breve sobre a independência do Kosovo

Há mais de uma década que o Ocidente se embrenhou nos Balcãs, em demanda da chave que lhe permitisse abrir a vera caixa de Pandora. Sejamos justos: ao fim de tanto esforço e empenho, já merecia realmente encontrá-la.

Sem comentários: